A aspiração percutânea do epidídimo é uma técnica utilizada para obtenção de espermatozoides, quando esses não estão presentes no ejaculado, como o que ocorre no caso da azoospermia obstrutiva.
Sua principal característica é a presença de espermatozoides nos testículos, porém sem presença no ejaculado, por motivo de obstrução em algum ponto nos epidídimos ou nos dutos deferentes e ejaculadores ou vasectomia.
O que pode causar a azoospermia obstrutiva?
Pode ser causada por vasectomia prévia, infecções do epidídimo, causas genéticas, congênitas e iatrogênicas.
Existe sim a possibilidade de durante o procedimento não apresentar nenhum espermatozoide na punção do epidídimo, caso isso ocorra outras técnicas poderão ser utilizadas como:
Essa técnica tem sido empregada na extração de espermatozóides testiculares cujo ejaculado apresenta taxas anormalmente elevadas de espermatozoides com fragmentação da cromatina.
Ao contrário da técnica de PESA que a abordagem é percutânea, na MESA a abordagem é aberta, ou seja, necessário uma microcirurgia, com sedação.
É uma técnica realizada para obtenção de espermatozoides através de microscópio.
Com indicação para pacientes que tenham indicação para azoospermias não obstrutivas e também nos casos de falha da punção.