Clínica Sesma

PUNÇÃO DO EPIDÍDIMO

Explorar

O QUE É?

A aspiração percutânea do epidídimo é uma técnica utilizada para obtenção de espermatozoides, quando esses não estão presentes no ejaculado, como o que ocorre no caso da azoospermia obstrutiva.

Sua principal característica é a presença de espermatozoides nos testículos, porém sem presença no ejaculado, por motivo de obstrução em algum ponto nos epidídimos ou nos dutos deferentes e ejaculadores ou vasectomia.

PARA QUEM É INDICADO?

  • Quem apresente azoospermia obstrutiva (ausência de espermatozoides no ejaculado);

O que pode causar a azoospermia obstrutiva?

        Pode ser causada por vasectomia prévia, infecções do epidídimo, causas genéticas, congênitas e iatrogênicas.

 

  • Homens que realizaram vasectomia (interrupção definitiva do aparelho reprodutor);

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

  • Custo baixo;
  • É um procedimento simples, pouco invasivo, pois não tem uma incisão do escroto;
  • É realizado no ambulatório, não havendo necessidade de internação;
  • Requer anestesia.

EXISTE A POSSIBILIDADE DE NÃO OBTER ESPERMATOZOIDE?

Existe sim a possibilidade de durante o procedimento não apresentar nenhum espermatozoide na punção do epidídimo, caso isso ocorra outras técnicas poderão ser utilizadas como:

  • Aspiração Percutânea do Epidídimo (PESA) é um método de extração de espermatozoides indicado para pacientes com diagnóstico de azoospermia obstrutiva.

 

  • Aspiração de Espermatozoides do Testículo (TESA) é indicado para extrair espermatozoides de pacientes com azoospermia obstrutiva ou não.

           Essa técnica tem sido empregada na extração de espermatozóides testiculares cujo ejaculado apresenta taxas anormalmente elevadas de espermatozoides com fragmentação da cromatina.

  • Microcirúrgica de Espermatozoides do Epidídimo (MESA). Também é uma técnica utilizada em pacientes com azoospermia obstrutiva.

           Ao contrário da técnica de PESA que a abordagem é percutânea, na MESA a abordagem é aberta, ou seja, necessário uma microcirurgia, com sedação.

  • Microdissecação testicular (Micro TESE) é um procedimento semelhante a MESA, em que é uma cirurgia aberta, com sedação.

          É uma técnica realizada para obtenção de espermatozoides através de microscópio.

Com indicação para pacientes que tenham indicação para azoospermias não obstrutivas e também nos casos de falha da punção.

  • É necessário que o paciente passe antes de realizar o procedimento cirúrgico passe com um Urologista de confiança para que ele avalie as possíveis chances de vir ou não espermatozoide no procedimento.

Baixar e-book

Estou apta para fazer FIV?

Baixar e-book

Não cometa esses 7 erros ao buscar tratamento de FIV

Baixar e-book

O que preciso saber sobre FIV